Abra-se o cofre e mostrem os arquivos de Dilma Rousseff

27 out

A 5 dias da eleição, a justiça está empenhada em não permitir o acesso do povo brasileiro aos arquivos de Dilma Rousseff.

O presidente do STM – Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Marques Soares, em março, determinou que tais arquivos, referentes à prisão da petista durante o período militar, fossem retirados do arquivo público e trancafiados em um cofre da presidência, com o intuito de evitar o uso político do material. Como se coubesse a ele julgar a finalidade destinada às informações lá contidas.

A Folha de SP, então, impetrou mandado de segurança para obter acesso aos autos, cujo julgamento foi paralisado duas vezes: uma a pedido de um próprio ministro do STM e outra a pedido da AGU – Advocacia Geral da União, cujo chefe, Luís Inácio Adams – nomeado por, ele mesmo, Luís Inácio Lula da Silva – representa e defende Carlos Alberto Marques Soares.

Assim, posterga-se o julgamento da ação da Folha de SP para após o 2º turno, numa clara manobra eleitoral que visa proteger a candidatura de Dilma.

A repercussão do caso atingiu os membros do STF – Supremo Tribunal Federal. Vários ministros criticaram a censura impingida pelo STM.

“Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral”, disse Carlos Ayres Britto.

Gilmar Mendes tem a mesma opinião: “É um documento de caráter histórico. Em tese, não teria problema em ter acesso”, disse.

O ministro Marco Aurélio Mello afirmou: “É inexplicável que tenhamos obstáculos ao acesso à história deste país. O princípio maior é a publicidade. Não vejo obstáculo constitucional”.

Citei os ministros do STF porque na sexta-feira, o jornalista Políbio Braga impetrou mandado de injunção (tipo de ação judicial) naquela corte, em que pediu concessão de liminar para ter acesso ao processo que se encontra no cofre do presidente do STM antes do 2º turno.

O relator da ação é o próprio ministro Marco Aurélio Mello, que condenou a atitude do STM. Neste link – http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=3973848 – há o acompanhamento digital do processo. Como se vê, desde segunda-feira, os autos estão conclusos, isto é, sob análise do ministro.

Isso tudo só demonstra a fragilidade da nossa democracia. Cabe ao ministro Marco Aurélio expedir logo a liminar, para que o povo brasileiro não chegue ao dia 31 desconhecendo a história da candidata Dilma Rousseff. Repasse essa mensagem de utilidade pública.

 

Anúncios

Uma resposta to “Abra-se o cofre e mostrem os arquivos de Dilma Rousseff”

  1. Márcio outubro 27, 2010 às 3:42 pm #

    Pôxa. Agora estão reclamando porque a Rede Record está sendo isenta nesta política.Porque não reclamam do apoio descarado da Rede Globulo, da Bolha da Tarde, O Estabão, Perta Tera ( faltando r ) Igue, UOI e outros?A resposta do povo está nas pesquisas de intenção de voto e nas manifestações do povo nos Comícios feitas pela candidat Dilma. Aliás, entre no site do demotucano e veja se há alguma foto de comício.Lá você poderá ver foto no Maracanã rodeado somente por repórteres.Onde o povo aparece?O povo já dicidiu e não adianta mais chorar.É mais 4 anos o ” POVO BRASIELRO ” no poder. E viva a Democracia Brasileira. VIVA DILMA, VIVA A MULHER BRASILEIRA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: